Resumo
Este artigo discute a formação docente em nível de pós-graduação. Focalizando a
formação stricto sensu na modalidade profissional, analisa a produção de conhecimento
no curso de mestrado profissional (MP), do Programa de Pós-graduação em Ensino de
Educação Básica (PPGEB), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Tratase de uma pesquisa com egressos e suas produções cujo objetivo geral é: compreender as
motivações que trouxeram o(a) aluno(a) ao curso de Mestrado Profissional do Programa
Pós-graduação em ensino de Educação Básica, da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (MP-PPGEB/UERJ), nas turmas 2014-2017, a partir do estudo das vivências
anteriores, identificando aspectos que influenciam de forma positiva ou negativa a sua
trajetória acadêmica com base nessas vivências e nas condições sociais (pessoais,
socioeconômicas e institucionais) de que dispuseram para o desenvolvimento da
pesquisa. O estudo é sustentado teórica e metodologicamente nas noções de
conhecimento emergente; Cotidiano como lugar de criação e autoformação. O corpus da
pesquisa reúne documentos relacionados ao MP e ao PPGEB. Os resultados tornam
visíveis conhecimentos e produtos educacionais que constituem significativa
contribuição à prática docente e à aprendizagem escolar.
Palavras-chave: Mestrado profissional; Educação básica. Formação de professores.